terça-feira, 21 de setembro de 2010

Creme de Abóbora

Também do “The Complete Tassajara Cookbook”, o livro que me inspirou a adquirir uma faca japonesa para cortar legumes. E sem qualquer arrependimento. Com uma faca destas cortar os legumes torna-se mesmo uma tarefa divertida!
Quanto a este Creme, adoro o seu nome original: “Perfection Squash Soup”. Para alguém que como eu anda sempre em busca “da” receita perfeita, pareceu-me que tinha dado um passo à frente no mundo das sopas/cremes de abóbora. No entanto, esclarece o autor que Perfection Squash é o nome da abóbora e que perfection não se refere à qualidade da sopa. É pena, mas não sendo perfeito este Creme é uma delícia! Não consegui descobrir em português que variedade é esta, assim a graça do nome perde-se na tradução. 

A utilização das natas é opcional, não costumo colocar. Para contrabalançar o doce deste creme gosto da acompanhar com croutons salgados.

Creme de Abóbora
(Serve 4 a 6 pessoas)
2, 5 Kg de Abóbora (eu gosto de usar a Butternut, mas ficará bom com qualquer ourtra variedade)
2 cebolas
3 colheres de sopa de manteiga
4 dentes de alho
3/4 colher de chá de sal
½ colher de chá de tomilho seco
1 litro de água fervente
½ chávena de natas (opcional)
Sal
Pimenta
Tomilho Fresco


Arranje a abóbora descascando-a, retirando-lhe as sementes e cortando-a em pedaços. Estufe as cebolas com a manteiga, sal, alho e tomilho seco. Quando as cebolas estiverem tenras adicione a abóbora e a água a ferver (a abóbora deve ficar coberta de água, caso seja necessário adicione mais um pouco de água). Depois da abóbora estar bem cozida bata a sopa com a varinha mágica. Adicione mais água se vir que a sopa está muito espessa. Junte as natas e rectifique os temperos. Decore com o tomilho fresco e Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário