quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pão Rápido com Limão e Cardamomo

Eu gosto de fazer pão em casa. Não porque tenha pretensões a ser uma Deusa Doméstica, que domina todas as técnicas culinárias, - embora seja simpático pensar que sim - mas porque gosto de saber o que como, e escolher os ingredientes da melhor qualidade, e também, confesso, porque acho muito divertido amassar massa de pão. Normalmente opto por privilegiar as farinhas integrais, que além de mais saudáveis permitem uma combinação sem fim de sabores, misturando vários tipos de cereais, e adicionando ervas aromáticas e ou especiarias.

O único problema de fazer pão em casa é o planeamento, e este pode ser um grande problema. Convenhamos, são necessárias, pelo menos, 3 horas para ter uma bonita massa levedada, e nem há tempo ou paciência para isso. Quando a fome fala mais alto, e tempo urge, faço um “Soda Bread” – Pão de Soda?! É um tipo de pão onde o fermento é substituído por bicabornato de sódio e portanto não precisa levedar. É portanto a solução ideal para ter rapidamente um pão quente e saboroso a sair do forno.

Esta receita tirei-a de um livro que eu adoro “The Complete Tassajara Cookbook”. Uma versão enriquecida com limão e cardamomo. Fica óptimo simples, com manteiga, queijo ou compota, e acompanhado de uma boa chávena de chá ou café.


Pão Rápido com Limão e Cardamomo

Ingredientes: 
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena  de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de bicabornato de sódio
1 colher de sopa de açucar (opcional)
½ colher de chá de cardamomo em pó
85 gramas de manteiga
1 ovo
Raspa de 1 limão
1 iogurte natural
1 colher sopa de manteiga derretida

Ligue o forno a 180.ºC.
Junte os ingredientes secos numa tijela. Com as mãos junte menteiga até formar um granulado grosso. Adicione o ovo, a raspa de limão e o iogurte. Mexa até envolver os ingredientes. Numa superfífia enfarinhada amasse até a massa ficar homógena. Cerca de 1 minuto, não mais. Forme uma bola e faça um corte em forma de cruz. Pincele com a manteiga derretida e leve ao forno cerca de 35 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário