domingo, 5 de setembro de 2010

Panquecas de Domingo

Domingo é dia de descansar, de acordar naturalmente (sem despertador), de não ter horários e de pequeno-almoço tardio e principesco! Pelo menos cá em casa... Até o cão deve saber que é domingo porque dorme até mais tarde sem nos aborrecer. Afinal até Deus descansou ao sétimo dia!

O R. gosta muito de torradas com ovos mexidos de pequeno-almoço, mas o que fazer quando não há ovos em casa? Panquecas sem ovos! 

Receita deste livro:

Este livro é maravilhoso (falarei dele com mais detalhe futuramente).


Panquecas

Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de maizena
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicabornato de sódio
2 colheres de sopa de óleo
2 iogurtes naturais
1 chávena de água

Preparação: 
Misture todos os ingredientes menos o fermento e o bicarbonato de sódio. Deixe descansar a massa cerca de 1 hora no frigorífico (pode até preparar esta massa de véspera), este passo é recomendável mas não essencial. Antes de cozinhar as panquecas junte o fermento e o bicabornato de sódio. À minha massa juntei  também um pouco de mirtilos vermelhos secos (cranberries), que demolhei em água morna e Xerez enquanto a massa descansava.
Aqueça uma frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga. Coloque um pouco de massa da frigideira de modo a fazer círculos de cerca de 8 cm (não faça muitas de uma vez, cerca de 2 ou 3 dependendo do tamanho da frigideira). Quando a massa fizer bolhinhas é altura de virar. Deixe cozinhar mais alguns instantes.

Sirva acompanhadas com o que mais gostar, compota, açucar em pó, manteiga, mel, etc.. Como não levam açucar estas panquecas podem também ser servidas como almoço ou jantar acompanhadas por exemplo de legumes salteados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário