segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Medidas

Não há muitos livros de cozinha vegetariana portugueses, e, salvo raras excepções, os que há também não me enchem as medidas. Assim, cerca de 90% dos livros de receitas que tenho são ou ingleses ou americanos. Ora, como é sabido, e por razão que ainda não me ocupei de aprofundar, tanto uns como outros não utilizam, por regra, o sistema métrico. Normalmente as medidas são dadas em cups e em spoons. Na realidade, e diga-se em abono da verdade, são muito mais práticas. Raramente é preciso balança, é só encher as tais cups e despejar para dentro da tigela! 

Eu tenho um conjunto de Cups e Spoons que comprei na "Casa" e que me são muito úteis.

As cups americanas não têm exactamente a mesma capacidade das cups da inglesas, mas eu utilizo as que tenho em casa (as inglesas) e nunca nenhuma receita correu mal, bem... pelo menos nunca correu mal por causa disso... Suponho que o critério da proporção é bem mais importante.

De qualquer modo aqui fica a indicação da capacidade em ml da minhas medidas:

1 Cup: 250 ml
3/4 Cup: 175 ml
2/3 Cup: 150 ml
1/2 Cup: 125 ml
1/3 Cup: 75 ml
1/4 Cup: 50 ml

1 Colher de Sopa: 15 ml
1 Colher de Chá: 5ml
3/4 Colher de Chá: 3,75 ml
1/2 Colher de Chá: 2,5 ml
1/4 Colher de Chá: 1 ml

Fica feito o esclarecimento, neste blog, sempre que me refiro a cup ou chávena, a capacidade das minhas medidas é a acima indicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário