quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bolo de Laranja sem Farinha

Quando eu quero fazer um bolo, nada me desmoraliza... nem mesmo a falta de farinha. É que não tinha nem uma colher de chá de farinha em casa! E, em boa verdade, também não tinha vontade de ir ao Supermercado. Assim fui à internet procurar receitas de bolos sem farinha. Escontrei esta que me pareceu interessante por utilizar as laranjas cozidas. Creio que o processo de cozedura, um pouco moroso, tem como objectivo tirar o amargo da casca da laranja. Este bolo foi uma revelação, saboroso, húmido e leve. Uma verdadeira delícia para comer ao lanche ou até como sobremesa servido com um pouco de chantilly.


Bolo de Laranja Sem Farinha

Ingredientes
2 laranjas médias
6 ovos
1 chávena de açúcar
1 ½ de fermento
1 ½ chávenas de amêndoa finamente ralada

Lave bem as laranjas e coloque-as num tacho cobertas com água fria. Leve ao lume e deixe levantar fervura. Quando a água começar a ferver reduza o lume e deixe cozinhar destapadas durante cerca de 20 minutos. Escorra as laranjas, volte a colocá-las no tacho cobertas com água fria e repita o processo de cozedura. Escorra novamente as laranjas e arrefeça-as um pouco com água fria.
Volte a levá-las ao lume cobertas com água fria, mas desta vez deixe cozinhar cerca de 1 hora. Escorra e deixe arrefecer.
Esta preparação é um pouco aborrecida, mas pode ser feita com antecedência.
Quando as laranjas estiverem frias, corte-as em pedaços, retire as sementes e o caule branco. Coloque as laranjas num processador de alimentos (com casca e tudo) e pique até formar um puré.
Utilize apenas 1 ¼ chávenas desse puré para uma receita.
O puré das duas laranjas rendeu-me dois bolos, mas são tão bons que tanto um como o outro se comeram praticamente num dia.

Ligue o forno a 180.º C.º.

Unte uma forma com cerca de 23 cm com manteiga (quadrada ou rectangular). Forre com papel vegetal, volte a untar e polvilhe com farinha.
Bata bem os ovos com o açúcar e o fermento, até formar uma mistura espessa e esbranquiçada.
Adicione as amêndoas finamente raladas e mexa bem.
Numa velocidade baixa, adicione o puré das laranjas em duas ou três vezes de modo a incorporar bem.
Deite o preparado na forma e leve ao forno a cozer durante cerca de 50 minutos a 1 hora (faça o teste do palito, sendo certo que este é um bolo muito húmido).
Antes de desenformar deixe o bolo descansar pelo menos 10 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário