quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Massa Chinesa com Tofu e Cogumelos Shitake

Eu sei que para muita gente é estranho chegar a casa no final de um dia de trabalho com vontade de cozinhar. Para mim não. Claro que também tenho dias menos bons, mas gosto imenso de chegar a casa pôr o avental e fazer qualquer coisa para o jantar. Na realidade num instante se faz muita coisa. Não é à toa que o Jamie Oliver tem um programa dedicado a refeições em 30 minutos. E ele dá os elementos chave, planeamento e alguma batotice! Este tofu pode ser feito muito rapidamente, desde que esteja marinado e isso pode ser preparado de véspera. A massa chinesa também coze muito depressa assim como se cozinham os cogumelos.


Massa Chinesa com Tofu e Cogumelos Shitake
(a receita da marinada do Tofu é do livro "Tassajara Cookbook" de Edward Espe Brown)

1 embalagem de massa tipo oriental a gosto, pode ser de arroz, com ovo, etc..
100 gr de cogumelos Shiitake frescos (podem ser substituídos por outros a gosto)
1 embalagem de 250 gr de tofu 

Para a marinada:
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de mel
1/2 colher de chá de flocos de chili (omiti)
1 colher de chá de óleo sésamo

De véspera prepare um tabuleiro com o tofu cortado em fatias pequenas. Misture os ingredientes da marinada e regue o tofu. Tape com papel aderente e leve ao frigorífico. de manhã vire as fatias de tofu para que absorvam de ambos os lados o líquidos da marinada.
Quando chegar a casa escorra o tofu e reserve o líquido da marinada. Leve então o tofu ao forno a 180 C.º durante de 30 minutos. A meio do tempo vire as fatias de tofu.
Entretanto arranje os cogumelos e deite-os numa frigideira com o molho da marinada. Deixe cozinhar até estarem tenros. Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, escorra e junte aos cogumelos mexendo para envolver bem a massa com o molho.
Sirva a massa com o tofu. Para uma versão ainda mais gulosa polvilhe com amendoins torrados sem sal.

1 comentário:

  1. Ahhh... semana sim semana não (isto porque tenho montes de hamburgueres e outras coisas de okara e seitan congeladas) faço um tofuzinho fresco e deixo-o de molho :) Ai... não ha nada melhor!! Acho que vou aproveitar e em vez de os panar como de costume vou fazer algo deste género ^^

    beijinhos!

    ResponderEliminar