terça-feira, 20 de setembro de 2011

Salada de Pepino

Este é um acompanhamento fresco, leve e que melhora a cada dia que passa. O processo é um pouco moroso, mas não dá, propriamente, trabalho. 
A mim fizeram-me lembrar pickles, que adoro desde sempre. O R. que não gosta de pickles gostou da salada e disse que não tinha nada a ver. Assim se percebe que esta é uma receita para todos os gostos!


Salada de Pepino
(uma receita de Barefood Contessa Back to the Basics)


4 pepinos cortados em rodelas finas
2 cebolas roxas cortadas em meias luas finas
Sal
4 chávenas de iogurte natural
1 chávenas de sour cream (omiti)
2 colheres de vinagre de vinho branco
1/2 chávena de aneto fresco cortado (eu usei seco)
Sal e Pimenta a gosto

Misture os pepinos e a cebola com 1 ½ colher de sopa de sal numa tigela. Deite-os num escorredor e coloque uma taça por baixo com espaço para o líquido que vai saindo dos pepinos não tocar no escorredor. Tape a tigela com papel aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro. Deite fora o líquido dos pepinos.
Faça o mesmo com o iogurte deite num escorredor forrado com uma folha de papel de cozinha. Cubra com papel aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro. Deite fora o líquido do iogurte que ficará depositado na tigela.

Quando os pepinos estiverem prontos, seque-os um pouco com papel de cozinha para retirar os secar bem. Misture os pepinos com o iogurte. Adicione o sour cream (eu usei um pouco de iogurte grego, era o que tinha), o vinagre, o aneto, sal e pimenta. Misture bem e leve ao frio e deixe refrigerar mais algumas horas. Sirva fresco salpicado com um pouco mais de sal e pimenta.

3 comentários:

  1. Óptimo aspecto :))
    Mas...o que é Sour Cream??

    ResponderEliminar
  2. Sour Cream são Natas Azedas. Já se encontra em alguns supermercados, ao pé da natas frescas. Não é necessário para a receita. Na realidade eu omiti.

    ResponderEliminar
  3. Aaahh :)
    Ok. Obrigada.
    Sendo assim, vou tentar. Gosto de salada de pepino, assim é uma variante.
    :) Lu

    ResponderEliminar