quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bolo de Chocolate e Coca-Cola

Eu sou assumida menina do papá. Não sei se por ser a filha mais nova, se por partilhar a profissão, ou, simplesmente, porque lhe dei e dou tanto trabalho. Se tivesse que descrever o meu pai numa frase, teria que ser “O meu pai é o único homem em quem eu confio”. Mas ele merece mais, o meu pai é o único homem que eu tenho a certeza que fará tudo para não me magoar, para me proteger e tomar conta de mim. É o único homem a quem eu posso ligar a qualquer hora do dia ou da noite e que se for preciso me vai buscar a qualquer parte do mundo. É o único homem que eu sei que me devolve sempre as chamadas. É a única pessoa com quem eu gosto de conversar sobre certos temos e é a única pessoa que, mesmo quando também já está deitada, me leva, sem hesitar, um copo de água à cama se eu pedir!
Janeiro é o mês do seu aniversário e eu não podia deixar de lhe preparar um bolinho especial nesse dia!
Bolo de Chocolate e Cola-Cola foi a receita que escolhi. A receita é daqui. A cobertura sugerida no livro é um creme de manteiga de chocolate e coca-cola, mas eu achei que o bolo já levava manteiga suficiente e rechei e cobri com um simples Ganache de Chocolate.

Bolo de Chocolate e Coca-Cola
250 gr de manteiga
250 gr de farinha com fermento
300 gr de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de cacau bem cheias
Uma boa pitada de Bicarbonato de Sódio
200 ml de Coca-Cola
75 ml de leite
2 ovos batidos
1 colher de chá de extracto de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180.ºC.  Unte uma forma (24 cm) de fundo removível.

Numa tigela grande junte a farinha, o açúcar, o cacau e o bicarbonato de sódio.
Num tachinho derreta em lume branco a manteiga com a coca-cola.
Junte a manteiga derretida à mistura da farinha, e adicione o leite, os ovos e a baunilha.
Bata gentilmente mas de modo a incorporar bem todos os ingredientes.
Deite o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos (teste do palito). Deixe arrefecer antes de cobrir.

Calda de Açúcar
50 gr de açúcar
75 ml de água

Leve ao lume a água com o açúcar até dissolver bem o açúcar.

Ganache de Chocolate
200 gr de chocolate para culinária
200 ml de natas

Numa taça que possa ir ao micro-ondas, ou em banho-maria, derreta o chocolate com as natas. Deixe arrefecer bem. Bata bem até obter uma consistência de creme.

Montagem:
Divida  o bolo em dois.
[Com uma faca marco o bolo lateralmente e na vertical, de modo a que quando separar as duas metades depois consiga voltar a colocar a parte de cima de bolo no sítio exacto. Em seguida, e agora já na horizontal faço 4 pequenos cortes (tipo norte, sul, este, oeste) a meio do bolo. Com um bocado de fio dental, ou uma linha, - de tamanho suficiente para dar a volta ao bolo - dou a volta ao bolo encaixando o fio nesses cortes, cruzo as duas pontas no último corte e aperto de modo a que o fio separe, então, o bolo em dois.]
Separe as duas metades e humedeça a base do bolo com um pouco de calda de açúcar. Recheie com um terço do Ganache de Chocolate. Depois volte a colocar a tampa do bolo (acertando o tal corte vertical das duas metades), pincele com mais calda e cubra com o resto de Ganache de Chocolate.

1 comentário:

  1. Minha Querida!!!

    Achas bem fazer chorar a tia???

    O homem que descreves é mesmo assim, como pai e como irmão.

    ResponderEliminar