terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Creme de Espargos

Preparei este Creme de Espargos no domingo à tarde, cheia de cuidados, amor e carinho, a pensar no meu jantar de segunda feira. Segunda feira ia ser aquele dia chato de ir ao supermercado à noite, cansada, a seguir ao trabalho, depois seria só chegar a casa aquecer o Creme de espargos e comer. Ontem, no regresso a casa, cheia de fome, já vinha a pensar no assunto. Como me atrasei nas compras, o R. jantou sem mim. Quando finalmente cheguei a casa, e enquanto despia o casaco perguntei-lhe o tinha jantado, respondeu-me: “... ah, comi o resto de massa que estava no frigorífico e o creme de espargos, estava bom, mas era só uma dose, portanto comi todo”.
Era metade da receita, mas não era só uma dose! Enfim... Moral da história, nem comi, nem fotografei!
Pelos vistos estava mesmo bom!

Creme de Espargos Verdes
1 Kg de espargos verdes
1 1/2 colheres de sopa manteiga
2 chávenas de cebola picada
1 1/2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas de água
2 chávenas de leite quente
1/2 colher de chá de estragão seco
2 colheres de chá de aneto
pimenta a gosto


Arranje os espargos (basta retirar a parte de baixo do espargo mais rija). Corte em pedados de cerca de 2 cm. Reserve os topos dos espargos.

Num tacho derreta a mantegeiga. Junte a cebola, os espargos e o sal. Salteie durante cerca de 10 minutos em lume médio. Quando as cebolas estiverem translúcidas polvilhe com 2 colheres de sopa de farinha. Mexa bem e deixe cozinhar uns minutos em lume muito brando.

Adicione a água a ferver e deixe cozer. Depois de 5 minutos adicione o resto da farinha e mexa bem. Deixe cozinhar mais 10 minutos.

Adicione o leite quente e passe o creme ou com a farinha mágica ou no copo liquificador.

Leve novamente ao lume (sem deixar ferver) e adicione as ervas. Rectifique os temperos a gosto.

Coza as pontas dos espargos. Junte ao creme e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário