segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sopa Brasileira de Feijão Preto

Bbbbbrrrr... Está frio... muito frio... E com este frio o que é que sabe bem? Uma sopinha quentinha! E com muita vitamina C para evitar constipações!
Esta receita saiu novamente do Moosewood Cookbook. Comprei este livro, numa magnífica tarde de inverno, na famosa "Books for Cooks". Estive lá horas, vendo todos os livros em detalhe. Quem me conhece sabe que adoro Londres. E nada é melhor que passar uma tarde sozinha a passear na Portobello Road.


Curiosamente o Moosewood não constava na extensa que tinha, mas acheio o layout tão giro que não resisti. E ainda bem! Revelou-se uma compra estupenda! Nessa viagem, Londres era apenas escala, o destino final era Nova York. Apesar das insistências do R. recusei-me a deixar os livros que comprei nesse dia, cerca de cinco..., em casa dos nossos familiares para regastá-los no regresso. Foram e vieram todos a Nova York comigo! Livros viajados estes... É que eu sou muito apegada aos meus livros... especialmente quando são novos!


Sopa de Brasileira de Feijão Preto

2 chávenas  de feijão preto demolhado
4 chávenas de água
ou 1 lata grande de feijão preto e cerca de metade da água
1 colher de sopa de azeite
3 chávenas de cebola picada
10 dentes de alho (eu omiti)
2 colheres de chá de cominhos
2 colheres de chá de sal
1 cenoura média cortada ao cubos
1 pimento (omiti) 
1 1/2 chávenas de sumo de laranja
pimenta preta a gosto
pimenta cayenna a gosto
2 tomates cortados (opcional, eu omiti)

Coza bem o feijão preto previamente demolhado com as 4 chávenas de água (cerca de 1 1/4 horas).

Numa panela aqueça o azeite. Junte a cebola, metade dos alhos, os cominhos, o sal e a cenoura. Deixe saltear até a cenoura começar a ficar tenra. Junto os restantes dentes de alho e o pimento, e cozinhe mais 15 minutos. Junte este preparado ao feijão cozido (ou ao feijão de lata com a água).
Junte o sumo de laranja, as pimentas e os tomates se utilizar.
Passe a sopa com a varinha mágica ou no copo liquificador. Leve de novo ao lume  e deixe fervilhar em lume brando mais 10 / 15 minutos.
Sirva simples ou com um pouco de coentros ou sour cream.

1 comentário:

  1. Olá, vi um comentário do Bitoque sem bife na Miss Slim e como achei um piadão ao nome vim espreitar este cantinho.

    Como também sou vegetariana é sempre bom conhecer blogs de culinária que publicam alternativas à alimentação dominante.

    Mais ainda, recordou-me um amigo meu que sempre que ia almoçar a restaurantes que não tinham pratos veggie, pedia bitoque só de ovo, batatas, arroz e salada. Portanto...sem bife!

    Gostava de receber a tua visita no meu Publicar Para Partilhar, já que "falamos" a mesma língua gastronomica :)
    Abraço,
    Rute
    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/

    ResponderEliminar