segunda-feira, 28 de março de 2011

Bolo Chiffon de Laranja

No outro dia deram-me um saco grande laranjas. Apesar de deliciosas eram muitas, por isso aproveitei para fazer um Bolo de Laranja. Escolhi uma receita que me foi dada, em tempos, pela minha amiga Tânia, e que gosto muito. Para além de ficar um bolo incrivelmente fofo e muito saboroso, tem a vantagem de não ser preciso untar a forma.
Ele sai bem e bonito, excepto claro quando a pressa e gulodice é muita... Foi o que me aconteceu... não esperei que o bolo arrefecesse bem e por isso esbodegou-se um bocado.  Mas nada ficou perdido! Hoje o meu lanche é um saquinho com as aparas que ficaram na forma.


Bolo Chiffon de Laranja

1 ½ chávena de açúcar
1 ½ chávena de farinha de trigo sem fermento
¾ chávena de óleo
1 chávena de sumo de laranja
1 colher de chá de fermento Royal
6 ovos
Raspa de 1 laranja
1 pitada de sal

Juntar o açúcar, a farinha, o óleo, o sumo de laranja e raspa e as gemas dos ovos. Bater muito bem (20 minutos da batedeira). À parte, batem-se as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e misturam-se gentilmente à massa. Só depois se espalha por cima o fermento, continuando a misturar levemente.
Vai ao forno branco (160.ºC) em forma não untada, e deixa-se cozer. Tira-se então do forno, rapidamente e sem abalos, vira-se o bolo num prato, mas sem tirar a forma. Conservá-lo assim até arrefecer completamente. Depois de frio, virá-lo outra vez e passar uma faca à volta da forma, a forma deve ser grande e de buraco. Virá-lo novamente no prato onde vai ser servido e deixá-lo cair sozinho.

1 comentário: