Eu gosto muito de fazer bolos. De toda a actividade culinária o que me dá mais prazer são os bolos, os bolinhos, os pães, os pastéis, enfim, aquilo a que os ingleses chamam de baking. Sabe-me sempre tão bem gozar o sol da manhã, que bate na minha cozinha, envolvendo umas claras em castelo, amassando uma massa, picando um bolo com um palito para verificar se está pronto.
Na semana passada queria fazer algo que fosse doce, mas um pouco mais saudável. Recorri, claro, ao “Red Velvet Chocolate Heartache” da Harry Eastwood. E daí saiu este “Victoria Sponge Cake”. Tão bom…
Victoria Sponge Cake
(in “Red Velvet Chocolate Heartache” de Harry Eastwood)
3 ovos
150 gr de açúcar
200 gr de batata crua finamente ralada e picada
100 gr de farinha de arroz
2 colheres de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de extracto de baunilha (omiti)
Creme de Manteiga
40 gr de manteiga sem sal fria e cortada em cubos
90 gr de icing sugar
1 colher de chá de água a ferver
1 vagem de baunilha (omiti)
Uma pequena pitada de sal (omiti porque usei manteiga com sal)
150gr de compota de morango ou frutos silvestres de qualidade
Pré-aqueça o forno a 180.º
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de redonda de (20cm) ou uma forma tipo bolo inglês.
Bata bem os ovos com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte a batata picada, a farinha, o fermento, o sal e a baunilha e bata tudo muito bem.
Deite esta massa na forma previamente untada e leve ao forno durante cerca de 30 min (teste do palito). Depois de pronto deixe arrefecer bem até rechear.
Para o creme de manteiga bata a manteiga até formar um creme. Junte o icing sugar uma colher de cada vez batendo sempre. Junte água a ferver, a baunilha e o sal. Bata até formar um creme homogéneo.
Corte o bolo ao meio.
Numa metade barre com o creme de manteiga. Na outra metade barre com a compota. Junte as duas metades como se fosse uma sandwich.
Sem comentários:
Enviar um comentário