quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Arroz Doce

Há qualquer coisa de especial nas receitas de família. Um certo orgulho, um sentimento de exclusividade entre membros do mesmo clã. Uma cumplicidade de uma receita que passa não só no papel, mas também pela experiência e vivência em comum.
Embora esta receita tenha sido transmitida pela família do meu pai, foi a minha mãe quem me ensinou. Ainda me lembro da primeira vez que a fiz, para um jantar de amigos, e sob a atenta supervisão da minha mãe. Na altura, achei que a receita era pouco explicativa, chata e comprida. Com o tempo fui passando a apreciar este processo de namoro do arroz doce.
Fazer arroz doce não é difícil, mas é preciso ter disponibilidade, digo disponibilidade e não tempo, porque para além do tempo que demora é necessária uma dose de amor e carinho.
Vale bem a pena a dedicação, este arroz doce fica muito cremoso.



Arroz Doce
Coze-se uma chávena de arroz durante 20 minutos em muita água com uma pitada de sal. Escorre-se o arroz. Acrescenta-se 1 litro de leite gordo, uma noz de manteiga e uma casca de limão. Deixar ferver em fogo lento, mexendo de vez em quando cerca de 1 hora ou mais. Acrescentar um pacote de natas e mexer, deixar ferver mais uns minutos. Acrescentar 7 colheres de sopa de açúcar (no mínimo) (é ir provando até estar a gosto).
Ferver mais um pouco e está pronto.
Polvilhar com canela e servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário