segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hambúrgueres de Lentilhas e Nozes

Eu ando sempre atrás de boas receitas de hambúrgueres e almôndegas vegetarianas. Experimento muita coisa mas a maior parte das vezes não fico com nada de memorável. Estes hambúrgueres foram escolhidos mais por conveniência da despensa do que outra coisa, mas surpreenderam-me pela positiva. São muito saborosos. Fritei-os, que é coisa que detesto fazer. O fogão fica invariavelmente sujo e salpicado de óleo, a casa a cheirar a fritos… Enfim… Mas acho que o resultado final valeu a pena. De qualquer modo os hambúrgueres podem igualmente ser feitos no forno para uma versão mais limpa e light.


Hambúrgueres de Lentilhas e Nozes
(Adaptado do "The New Moosewood Cookbook" by Mollie Katzen)

3/4 chávena de lentilhas verdes
1 1/2 chávena de água (eu pus um pouco mais)
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
1colher de sopa de azeite
1 chávena de cebola muito picadinha
10 cogumelos naturais (eu usei de lata uns 15 ou 20)
1/2 chávena de nozes
1/2 chávena de pão ralado
1 ovo

Num tachinho deite as lentilhas e a água. Deixe levantar fervura e deixe cozinhar cerca de 30 minutos até estarem bem tenras. Tire do lume esmague-as bem e junte o vinagre (eu utilizei o processador de alimentos).

No processador de alimentos pique as nozes e os cogumelos.
Numa frigideira aqueça o azeite e refogue a cebola. De seguida adicione os cogumelos e as nozes picadas e deixe estufar um pouco, finalmente junte as lentilhas e cozinher mais 2 ou 3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Deite este preparado numa tigela e adicione o pão ralado e o ovo. Amasse bem. 
Leve ao frigorífico durante cerca de uma hora.
Retire do frigorífico molde os hambúrgueres (eu usei a medida de meia chávena) e frite-os em óleo bem quente. Se não quiser fritar leve ao forno até dourarem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário