sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cuscuz à Marroquina com Açafrão

Eu gosto muito de cozinhar, e por isso o tempo que passo na cozinha é sempre sem sacrifício. Mas convenhamos que até o mais dedicado dos cozinheiros gosta de uma folga sem estar sempre a olhar pelo fogão. Estes cuscus são a receita perfeita porque se fazem sem grande esforço. A parte mais trabalhosa é mesmo preparar os legumes, de resto é quase só abrir e fechar a porta do forno. No final uns aromáticos e muito saborosos cuscuz!

Cuscuz à Marroquina
(in Kind Diet de Alicia Silverstone)

2 chávenas de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos
2 chávenas de cebola cortada em pedações pequenos
1 1/2 chávenas de cenoura cortada em pedaços pequenos
1 1/2 chávenas de courgette cortada em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta 
1 1/2 chávena de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga (ou manteiga vegetal para uma versão vegan)
1/4 de colher de chá de Cominhos moídos
1/2 colher de chá de fios de açafrão (se não tiver açafrão em fios pode experimentar adicionar um 1/4 de colher de chá de açafrão em pó)
1 1/2 chávena de cuscuz

Ligue o forno a 180.º C.º.
Coloque a abóbora, a cebola, as cenouras e a courgette num tabuleiro de ir ao forno, regue com o azeite e tempere com 1 colher de chá de sal e outra de pimenta. Envolva bem o azeite nos legumes (usar as mãos é o melhor). Leve ao forno e deixe assar durante 25 a 30 minutos (mexa os legumes a meio da cozedura).

Enquanto o legumes assam, leve o caldo de legumes ao lume e deixe levantar fervura. Desligue e adicione a manteiga, os cominhos, o açafrão e um pouco de sal. Tape e deixe descansar 15 minutos.

Quando os legumes estiverem cozinhados deite-os para dentro de uma tigela grande, aproveitando bem todos os sumos que se libertaram durante a assadura, e junte os cuscuz. Aqueça novamente o caldo de legumes até ferver, e deite-o sobre a mistura de legumes e cuscuz. Tape com um prato ou papel aderente e deixe descansar durante 15 minutos. Mexa os cuscuz com um garfo e sirva.




Sem comentários:

Enviar um comentário