quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Seitan com Cogumelos

Recentemente trocámos de operador de televisão, e agora entre umas quantas centenas de canais sem qualquer interesse, eu tenho o maravilhoso Food Channel. São horas e hoooorrraaaaas passadas a ver programas de culinária. Ora, alguma coisa boa tinha de resultar destas largas horas sentada a ver  programas de cozinha!
Inspirada em tanto prato de carne marinado, resolvi testar os mesmos ingredientes, mas com seitan, só para ver o que dava. E resultou muito bem. O seitan ficou muito saboroso! A repetir!



Seitan com Cogumelos

Seitan (eu usei uma embalagem de 250 gr - deu para 3 refeições)
Vinho tinto (bom, se faz favor)
1 colher de sopa de sementes de coentros moídas
1 colher de sopa de oréganos secos
Uma embalagem de cogumelos Paris frescos
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de farinha
 sal e pimenta a gosto

Numa tigela coloque o seitan e cubra com vinho tinto, deite os coentros e os oréganos e mexa para misturar bem as especiarias. Deixe marinar o seitan algumas horas (pelo menos 3h/ 4h). Se o vinho não cobrir totalmente o seitan, vá virando o seitan de hora a hora.
Retire o seitan da marinada e corte em fatias finas e volte a juntar à marinada enquanto aquece o azeite numa frigideira.
Quando o azeite estiver quente frite as fatias de seitan, dos dois lados até estarem douradas. Tempere o seitan com um pouco de sal enquanto este frita. Retire o seitan para um prato com toalhetes de cozinha e reserve.  Na mesma frigideira junte mais um pouco de azeite e refogue a cebola picada até ficar translúcida. Com o lume alto junte meia chávena de vinho tinto (que não o da marinada) e deixe reduzir alguns minutos. Adicione os cogumelos partidos em quatro ou laminados, reduza o lume e tape até os cogumelos estarem cozinhados. Se o molho estiver muito líquido junte uma colher de chá de farinha para engrossar o molho. Tempere a gosto. Coloque o seitan numa travessa e deite os cogumelos por cima e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário