quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lasanha de Pão com Vegetais

A ideia de "estender" as fatias de pão de forma tirei há já alguns da televisão. Desde então tenho feito várias lasanhas de vários sabores, conforme o que tenho mais à mão. O pão substitui muito bem a massa. É, no entanto, uma versão mais substanciosa portanto um tabuleiro de lasanha rende mais! Torna-se assim uma boa opção para quando temos muitas pessoas para servir.


Lasanha de Pão com Vegetais

Pão de Forma branco sem côdea (eu usei 8 fatias, mas dependo do tamanho e forma do pirex)
2 cenouras
1 courgette
1 embalagem de cogumelos frescos laminados
1 lata de tomate partido
Molho Bechámel
Queijo ralado (mozzarela, emmental, parmesão, etc.)

Com o rolo da massa "estenda" as fatias de pão de forma, de modo a ficarem bem amassadas.
Corte as cenouras e as courgettes em rodelas finas. Numa frigideira aqueça um pouco de azeite e junte as cenouras. Baixe o lume para o minímo e deixe estufar. Quando as cenouras começarem a ficar tenras adicione as courgettes e deixe cozinhar até ambos os legumes estarem cozidos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Noutra frigideira aqueçae um fio de azeite e o tomate. Quando o tomate estiver a fervilhar adicione os cogumelos e deixe estufar. Tempere a gosto (pode adicionar um pouco de mangericão, tomilho ou outra erva aromática). Reserve.

Para a montagem deite um pouco de cogumelos no fundo do pirex, coloque uma camada de pão,  um camada de cenoura e courgette, pão, cogumelos, pão, cenoura e courgette e termine com pão. Regue com molho de béchamel e finalize com o queijo ralado.

Leve ao forno até ficar dourado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário